Regras
O Truco Gaudério pode
ser disputado por 2, 4 ou 6 jogadores, que se enfrentam em duplas. Cada jogador
recebe 3 cartas, e a equipe que fizer o número de tentos máximo (12 ou 24) é a
vencedora. Além do pedido de Truco, que pode aumentar o valor da mão, também
existem os pedidos de Envido e Flor, que são disputas paralelas e também
contabilizam pontos no placar geral. Em cada rodada, os jogadores devem
mostrar uma carta, e vence aquele que tiver a mais forte, de acordo com o
ranking de força. O blefe é permitido e encorajado.
Força das Cartas
Ao contrário do Truco
Paulista, no Truco
Gaudério não
há existência da carta vira. As manilhas são pré-determinadas, e são
as cartas mais fortes do jogo.
Manilhas
1 de espadas
1 de paus
7 de espadas
7 de ouro
Ranking de força
Além das manilhas, o ranking de força das
cartas na ordem decrescente é:
3
2
1
12
11
10
7
6
5
4
Vale lembrar que os naipes não exercem
influência nesse quesito.
O Envido
O Envido é
uma disputa paralela, que ocorre antes do início de cada rodada. Isso significa
que ela não interfere nos pedidos de truco, e possibilita que uma equipe some
pontos, mesmo perdendo na disputa de cartas. A base do Envido é a soma do valor
de duas cartas na mão de cada jogador, sendo que cada uma vale o número que
corresponde, com exceção do 10, 11 e 12. Isto significa que o 2 vale 2, o 3
vale 3 e assim por diante. As cartas 10, 11 e 12 valem zero ponto.
Como calcular o envido
Além da soma dos números de cada carta
que o jogador tiver na mão, também é necessário observar outras
particularidades:
Duas cartas do mesmo naipe dão uma
bonificação extra de 20 pontos.
O número máximo que um jogador pode obter
é 33 (6 e 7 do mesmo naipe: 6+7+20=33)
Quando o jogador possui 3 cartas de
naipes diferentes, o valor da mais alta será o valor do seu Envido.
Real Envido
Assim como no pedido de truco, é possível
responder ao pedido de Envido com
um Real
Envido.
Neste caso, os pontos em jogo são dobrados. Por definição, o Envido vale
2 pontos, e o Real Envido passa a valer 5. Também existe
o Falta
Envido, que
pode ser usado quando uma equipe estiver perdendo a partida, e com muitos
pontos na mão. Vale a quantidade de pontos do que tiver faltando menos pontos
para vencer. Exemplo: O jogo vai até 24 pontos, o placar do jogo está 17x7; o trio que está
com 7 ganha a falta envido, por isso ganha a diferença de pontos do trio que
está ganhando(total - o placar;24-7=7)e o jogo fica com o placar de 17x14.
O pedido de Flor
O pedido de Flor é
um pedido especial, que deve ser feito obrigatoriamente quando o jogador tiver
3 cartas do mesmo naipe. Caso nenhum adversário também tenha flor, a rodada é
automaticamente encerrada e a equipe com Flor leva 3 pontos. Caso os oponentes
tenham Flor, poderão pedir Contra-Flor,
multiplicando os tentos em jogo por 2.
Bom eu lembrei das regras do truco gaudério e queria compartilhar com as pessoas, espero que gostem......
Nenhum comentário:
Postar um comentário